EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS


Ana é assistente administrativa do Departamento Pessoal de uma Usina sucroenergética de uma cidade no interior de Minas Gerais. Neste setor, há avaliação de desempenho realizada trimestralmente. Na última avaliação, alguns colegas de trabalho ponderaram algumas atitudes da funcionária Ana: enunciaram que a mesma fala muito alto, principalmente quando atende ao telefone, fator que interfere na concentração dos demais funcionários. Alguns funcionários dessa usina verabalizaram para seus líderes imediatos  que Ana é ríspida  na sua tratativa ao informar e esclarecer  alguns procedimentos internos como a folha de ponto. Ao receber esse feedback da gestão imediata, Ana questiona o gestor, afirmando que acredita ser implicância de alguns colegas de trabalho. Todavia, o gestor afirma: antes de emitir o feedback, observei seu comportamento durante duas semanas e averiguei o quanto você fala alto e demonstra impaciência com alguns funcionários da organização.... Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback  denominada “Janela de Johari”. Ana continuou justificando para seu gestor que era implicância dos colegas de trabalho, que o seu tom voz é normal. Podemos dizer que segundo a Janela Johari, Ana  está no quadrante:


Eu fechado.


Eu conhecido.

 


Eu aberto.


Eu cego.


Eu desconhecido.

Após o feedback, é necessário que o indivíduo saia com a perspectiva de crescimento. Para tanto, é bom que tenha recebido a mensagem passada e seja capaz de interpretá-la e pô-la em prática. Só assim, a utilização do feedback será comprovada e o avaliador verá que fez  um bom trabalho.

 

Analise as seguintes assertivas

 

I- O feedback é uma forma de oferecer ajuda, é um mecanismo corretivo para o indivíduo  que deseja aprender quanta afinidade existe entre sua conduta e suas intenções.

 

                                                                        PORQUE

 

II- O feedback é uma forma de descrever, por meio de comunicação unidirecional, as condutas que dificultaram o profissional a atingir o cumprimento dos objetivos e o alinhamento com os valores da organização.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A gestão estratégica de pessoas envolve a formulação, a implementação e a avaliação de resultados para o alcance de vantagens competitivas, baseadas na gestão de pessoas. A formulação de políticas de gestão de pessoas deve estar alinhada com as estratégias organizacionais no sentido de contribuir para o alcance dos resultados do negócio.

 

I) A liderança focada em resultados organizacionais busca a eficiência, na busca por se atingir os objetivos organizacionais com mais rapidez.

 

II) Um dos atributos essenciais do líder que trabalha com foco em resultados é utilizar bem o tempo, pois na gestão por resultados, ele se apropria do tempo dos seus liderados.

 

III) As relações interpessoais são um dos pilares fundamentais da liderança focada em resultados, a qual busca na personalidade e motivação dos funcionários a estratégia para o desenvolvimento organizacional.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 


I, II, III.


I e II, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.

O modelo de Excelência da Gestão (MEG) está alicerçado em um conjunto de Conceitos Fundamentais, reconhecidos internacionalmente e estruturado em Critérios e Requisitos, que expressam a síntese da compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência traduzem boas práticas e fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que constantemente buscam aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças. (ROSA, 2008).

Relacione os fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) aos seus respectivos objetivos:

  1. Pensamento sistêmico
  2. Aprendizado organizacional
  3. Cultura de inovação
  4. Liderança e constância de propósitos
  5. Orientação por processos e informações
  6.  Visão de futuro

 

(   )  Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas

(    ) Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

(    )  Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

(    ) Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

(    ) Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização.

(     )  Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e a execução de ações devem ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

 

A sequência está correta em:

 


4, 1, 3, 2, 6, 5.


4, 3, 1, 2, 6, 5.


4, 1, 3, 2, 5, 6.


4, 3, 1, 2, 5, 6.


3, 1, 4, 2, 6, 5.

O Laboratório Volcher localizado na cidade de São Paulo investe em pesquisas e produz vacinas para a sociedade brasileira.  O sistema de avaliação de desempenho aplicado em algumas áreas da empresa é o 360º. Dessa forma, a avaliação de desempenho é realizada pelo próprio colaborador, pelos pares e pelo superior imediato. A equipe de Gestão de Pessoas aplicou uma dinâmica de grupo para sensibilizar os colaboradores do setor de produção da vacina sobre a importância da Avaliação de Desempenho 360º.  A gerente de qualidade Alice foi avaliada por 60% dos subordinados como uma gestora autoritária, com dificuldades de comunicação e falta de empatia. Ao conversar com Alice  sobre seu desempenho, a analista e gestora de Pessoas do Laboratório Volcher ponderou sobre a percepção dos colaboradores sobre a conduta de Alice e a mesma justificou que os funcionários subordinados a ela são apáticos, tranquilos e que ela não se percebe autoritária; apenas está realizando seu trabalho de gestora e que se não for “linha dura”, o trabalho não sai... Segundo a teoria da “Janela de Johari”, que explica o processo  de comunicação e feedback em um ambiente organizacional,  podemos dizer que  Alice se encontra no quadrante:


Eu aberto.


Eu autoritário.   


Eu desconhecido.


Eu fechado.


Eu cego.

Na prática, as pessoas preferem dar feedback, isto é, exporem-se e emitirem diretamente suas opiniões e percepções e resistência em receber feedback.

 

I-O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.

 

                      PORQUE

 

II- O indivíduo que apresenta predominância do quadrante “Eu cego” transmite para os outros, sem perceber, o seu modo de comportamento como o modo de falar, agir e se relacionar.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

 


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alice conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar administrativa na Usina Sucroenergetica Irmãos Afonso, localizada no Triângulo Mineiro/ Minas Gerais. Alice não se sente entusiasmada com suas tarefas;  comumente se atrasa,  falta e não cumpre suas obrigações. Assim mesmo, o líder de Alice mantém os elogios e prêmios, em uma tentativa de mudar o seu comportamento, mas o que está conseguindo é  o descontentamento da sua equipe. Como você avalia a atitude do líder ?

 

I) Está incoerente, pois o reforço dado ao comportamento errado aumenta a probabilidade de esse  comportamento ocorrer em situações semelhantes.

II) Está adequada, pois a atitude do líder acabará por influenciar os outros funcionários a ter uma  atitude compreensiva com a funcionária Alice.

III) Está coerente, pois se o líder premiar o comportamento indesejado, Alice poderá  entender seus erros e mudar o seu comportamento.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 


I e II, apenas.


III, apenas.


I, II, III.


II, apenas.


I, apenas.

A liderança é um conceito bastante discutido na atualidade em diferentes circunstâncias.  O líder está presente em organizações, instituições, comunidades, etc. A liderança pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas. Há alguns aspectos comuns a essas definições que tornam possível uma compreensão global do que vem a ser “liderança”. Analise as seguintes definições:

 

I)  de influenciar pessoas, por meio de um processo grupal, visando o alcance  de objetivos comuns.

II) Capacidade de influenciar pessoas, por meio de um processo solitário, com foco nas  metas organizacionais.

III) Capacidade de chefiar pessoas, visando o alcance de objetivos ou necessidade dos funcionários.

 

 Marque a alternativa que traz os aspectos da liderança:

 


I, apenas.


III, apenas.


II, apenas.


I, II, III.


I e II, apenas.

Nos tempos atuais,  nas discussões sobre liderança distingue-se os conceitos de “lider” e “chefe”, que comumente e erroneamente são vistos como sinônimos. Pensando nessa diferença, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

  1. Líder
  2. Chefe

 (    ) relacionado a um cargo na hierarquia organizacional.

 (    ) estabelece por meio de um vínculo relacional.

  (     ) executam atividades de planejamento, organização, controle nas organizações.

  (    ) executam atividades ligadas à motivação, à influência e à mudança na gestão de equipes.

 

Assinale o que corresponde à sequência CORRETA:


 1, 1, 2, 2.


1, 1, 1, 1.


2, 1, 2, 1.


1, 2, 1, 2.


2, 2, 2, 2.

A evolução da Gestão de Pessoas acompanha a evolução socioeconômica mundial e a história da Administração.

 

I) Na Administração Científica, o RH baseava-se na seleção, preparo e controle dos trabalhadores.

II) Na Teoria Clássica de Fayol, foi possível pensar em Gestão de Pessoas a partir das ideias sobre o papel do administrador, redução de conflitos e remuneração justa.

III) Nas Relações Humanas, o RH se ateve ao controle dos trabalhadores e ao estudo de eficiência e produtividade, ligadas à noção de “homem econômico”.

IV) Na Teoria dos Sistemas, a Gestão de Pessoas podia ser vista a partir da noção de organizações   como    sistemas    abertos    influenciados   por    fatores    internos   e    externos, resiliência, sinergia.

VI) Fenômenos como globalização, competitividade e avanço tecnológico fizeram necessária uma gestão estratégica de pessoas.

 

Das alternativas acima enumeradas, são corretas:

 


III e V, apenas.


Todas as alternativas.


II, III e IV, apenas.


I e IV, apenas.


I, II ,IV e V, apenas.